3-slideshow.jpg

Artigos

A Psicomotricidade e o meio aquático: Quais os benefícios?

None

A Psicomotricidade acompanha o ser humano em toda a sua globalidade. Se olharmos para a primeira infância, abarca mil e uma propostas de atividades a fazer: em casa, na escola, no parque ou até mesmo no meio aquático.

Sim, no meio aquático também! Trata-se de um dos ambientes mais ricos e diversos para a estimulação psicomotora nas crianças. A Psicomotricidade em meio aquático é realizada numa piscina de aprendizagem, com vários materiais lúdicos (como pranchas, rolos, material de sopro, bolas ou argolas) e engloba objetivos relacionados com a adaptação e autonomia no meio aquático e outros psicomotores, os quais têm inúmeros benefícios em várias áreas.

Na área motora, existem benefícios no desenvolvimento do esquema corporal, do equilíbrio muscular, do reportório motor, da coordenação geral e segmentar e dos vários eixos envolvidos no movimento. Além disso, ajuda na prevenção de desvios posturais e de atrasos psicomotores e favorece o relaxamento e o processo de reabilitação terapêutica.

A Psicomotricidade em meio aquático também oferece benefícios na área emocional-social: aumenta a autoconfiança, favorece a socialização, a comunicação entre a criança e o adulto e a exploração ativa, para que haja um aumento da independência da criança.

Na área cognitiva, ajuda a desenvolver a capacidade de resolução de problemas, a estimular a concentração, a promover uma aprendizagem construtiva, mediada pelo adulto, e possibilita inúmeras experiências que não são possíveis no meio terrestre, e por isso, novos desafios.

Também na área visual e auditiva é possível enumerar benefícios da Psicomotricidade em meio aquático: o desenvolvimento da sensibilidade ao contraste, da capacidade de diferenciação de cores, da perceção da noção de profundidade e distância, da capacidade de localização auditiva de objetos ou acontecimentos e da discriminação das caraterísticas dos sons.

Podemos perceber, pois, que a Psicomotricidade é um forte aliado do desenvolvimento da criança e, por isso, uma área de estudo e intervenção cada vez mais valorizada pelo seu trabalho educativo, reeducativo e terapêutico. Valorizando o papel da criança em cada contexto onde ela atua e participa, a Psicomotricidade ajuda a promover os reajustes necessários para que a criança possa ser o mais eficiente e feliz possível.