3-slideshow.jpg

Artigos

Dislexia do Desenvolvimento

A Dislexia do Desenvolvimento (DD) é considerada como uma Perturbação do Neurodesenvolvimento, sendo mencionada como uma dificuldade de aprendizagem específica com origem neurobiológica e caracterizada, essencialmente, por dificuldades na precisão, fluência e/ou compreensão no reconhecimento de palavras e por reduzidas capacidades de ortografia e habilidades de descodificação. Neste sentido, esta perturbação afeta a aprendizagem da leitura e da escrita, sendo as dificuldades na escrita mais persistentes relativamente às de leitura. As mesmas surgem associadas a um défice no processamento fonológico, que é inesperado, comparativamente a outras competências cognitivas e a condições educativas proporcionadas.

Esta perturbação é a mais comum ...

Síndrome do Respirador Oral

Existem três modos de respiração, a respiração oral (pela boca), a respiração nasal (pelo nariz) e a respiração mista (pela boca e pelo nariz).

O Síndrome do Respirador Oral é uma alteração a nível respiratório. Esta dificuldade deve-se ao impedimento da passagem do ar pelo nariz, devido a obstrução prolongada (p.e. alergias, hipertrofia dos adenóides) ou obstrução momentânea (p.e. gripe, constipações que levam a congestão nasal). Devido a estes condicionamentos, a criança começa a respirar pela boca e este hábito pode permanecer ao longo do tempo.

Consequências gerais:

Alterações visíveis: assimetrias faciais, problemas posturais;

Menos percetíveis: alterações do ...

De que forma a tecnologia influencia o desenvolvimento da linguagem?

Atualmente há cada vez mais crianças portuguesas a visualizar vídeos em português do brasil. Estas duas línguas apresentam algumas diferenças e a exposição ao português do brasil pode representar um perigo para o desenvolvimento da linguagem.

Apresentamos, de seguida, algumas dessas diferenças:

Fonética (forma como se pronunciam as palavras) – alguns exemplos:

-No português do brasil, o som /r/ no final da palavra é omitido, como é o caso de “fazê”, “comê”, “trabalhá”, “computadô”, que em português se pronuncia “fazer”, “comer”, “trabalhar”, “balde”;

-O som /l/ , quando aparece no fim da palavra, lê-se com o som de “u”, ou seja:  “anéu ...

O medo de cães é real mas tratável

Tanto crianças como adultos veem condicionadas as suas vidas devido ao medo excessivo a um objeto ou situação que não é realmente perigoso/a. A isto chamamos de fobia específica: uma perturbação psicológica que provoca medo e/ou ansiedade desproporcionais ao perigo real que determinada situação ou objeto fóbico representa. 

Nestes casos, o medo e a ansiedade são irracionais e têm um grande impacto na vida e no bem-estar da pessoa, pelo que o não tratamento da fobia tende a agravar esta condição com o passar do tempo e a limitar cada vez mais a pessoa (deixa de frequentar espaços ...